Atenção é sempre bem-vinda. Conversar com alguém que presta atenção, que interage, que vincula um assunto a outros, que busca ser um bom ouvinte é muito agradável. Mas devido à falta de tempo ou distração, há quem ainda não segue esse requisito do bom ouvinte. Embora necessitemos da interação, a televisão, o computador ou o celular representam os nossos locutores.
Portanto, questiono: será que todo esse avanço tecnológico emergente foi de todo benéfico? Pois, atualmente, é por intermédio do computador que estabelecemos os laços de amizade. O E-mail, por exemplo, é um dos meios eletrônicos mais ilustres dessa façanha. As cartas, portanto, caíram em desuso e raro é encontrar alguém que ainda as utiliza para se comunicar, pois o recurso eletrônico é, além de tudo, rápido e gratuito, vantagens que a carta não tem.
Eu, também, posso servir de exemplo, pois a maior parte de meu tempo se passa em frente ao computador ou ao som do rádio. Ou, citando as atitudes que podem ser julgadas obsoletas, como usar papel e caneta para o desabafo, hoje, eu uso o Blog. Por que jogar papel e tinta fora se posso poupá-los? Além disso, torno-me ecologicamente correta e incluída digital. Até aqui, esse avanço tecnológico se mostrou muito vantajoso.
Entretanto, a atenção que antes estava presente numa reunião de família, amigos, volta-se, principalmente, para os espetáculos televisivos, para o celular moderno, para a internet com maior velocidade. Por outro lado, não critico os sites que oferecem livros em arquivo gratuitamente, ao contrário, essa é uma das grandes conquistas da Internet. Minha crítica se refere a nossa disposição para nos conservarmos em frente a um aparelho eletrônico numa grande parcela do dia e depositarmos nele a nossa atenção apenas por entretenimento.
Assim sendo, meu presente post, além de autocrítica, é um pedido de atenção para conosco que, seduzidos pelos meios comunicativos, nos distanciamos da realidade. Nós que fazemos do computador um refúgio. Possivelmente, nossa atitude de estada constante em frente a ele, seja o único meio que nos permitimos ter voz e liberdade para expor nossas opiniões sem haver interrupções nas conversas "reais".
Nenhum comentário:
Postar um comentário