segunda-feira, 5 de março de 2012

Desinteresse

Uma semana depois e nada mudou. Eu não sei o que há com as pessoas que possuem saúde, tempo e condições para estudar e, inexplicavelmente, jogam no lixo a oportunidade. Refiro-me ao curso ofertado pela Universidade e ao qual ninguém se inscreveu. Apenas dúvidas por e-mail. Tantas dúvidas! Iludi-me ao lê-las e respondê-las. Confesso que ainda me iludo. As professoras participantes perguntaram acerca das inscrições, mal sabem elas, antes de me perguntarem, do meu desapontamento ao responder que nenhum indivíduo apareceu. O que mais me instiga é o fato de ter alternativas para participar: pessoalmente ou por correspondência e, ainda assim, nada. Aí eu fico pensando: será devido ao curso ser gratuito? Desculpem-me aos que reconhecem a importância do estudo ofertado, mas é a única saída que encontrei para tal desvalorização.
Comento assim, asquerosamente, porque já tive uma experiência semelhante e que me proponho a contar. No ano de 2010, meados do mês de setembro, dois acadêmicos do terceiro e quarto anos se organizaram para ministrarem aulas de Língua Inglesa aos sábados no período da manhã. Pediram autorização à professora e se apresentaram à nossa turma com uma lista a ser preenchida. Os horários eram das 7h30min às 9h30min e das 9h30min às 11h30min. Como muitos trabalham durante a semana e preferem dormir aos sábados, o segundo horário ficou lotado. Deste modo, quem se inscrevesse depois, obrigatoriamente, tinha que completar a lista que correspondia ao primeiro horário. Ainda assim, foram, aproximadamente, vinte alunos para cada turma.
Nas primeiras aulas, a professora/ acadêmica fez atividades em que todos interagiam. A sala permaneceu "cheia" durante um mês, provavelmente desistiram do curso depois que a professora começou a ensinar gramática. O que menos sabem e o que menos se interessam em saber. Sem contar que a gramática não é nada perto da oralidade, da comunicação e do bem expressar das ideias. Há quem não consiga fazer isso na língua materna, quem dirá em outra. Críticas à parte, a turma se reduziu para quatro alunos; "até que não houve tanta desistência" -- você deve estar pensando. O problema está na presença alternada desses quatro alunos, o que motivou o cancelamento do projeto em dezembro. Detalhe: o objetivo era continuar no ano seguinte, mas os acadêmicos que se dispuseram, perceberam o desinteresse em massa. Para finalizar: o desastre foi tão grande, que nem horas extracurriculares foram possíveis ter... A professora responsável bem que tentou, mas o pessoal que emite os certificados alegou não ter horas registradas o bastante.
Com esse relato, acredito, é possível perceber de onde origina tamanha insatisfação que tenho em relação a quem tem oportunidade nas mãos e deixa-a escapar. Se houvesse uma taxa de inscrição ou fossem cobradas as ausências, tais recursos amedrontariam os desistentes, porque é uma put* sacanagem com quem se dispõe a ajudar os colegas de curso voluntariamente. Apesar de ter sido convidada a participar como ouvinte neste curso e ficado feliz, não me sinto no direito de anular a minha revolta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário