terça-feira, 13 de março de 2012

Reunião

Sono e preguiça, duas palavras que definem o meu estado nas últimas três semanas. Vontade de ler expressa, nesse momento, um desafio à minha pessoa, pois quem quer pregar os olhos, geralmente, não faz bom uso deles nas leituras. Nas circunstâncias em que me encontro, posso afirmar que ao mesmo tempo em que elas me esgotam, elas me provocam a me reabastecer e eu gosto disso. Gosto de ficar com sono por motivos válidos, isto é, aproveitar as lindas manhãs, estudar à tarde e dormir como pedra à noite.
A respeito do sono, ontem, por exemplo, eu estava com uma monstruosa ânsia de dormir. Reclamei à mãe, durante o café, sobre ter que sair cedo de casa e chegar tarde. Premeditei ainda que, quando regressasse à universidade, eu dormiria enquanto o professor falasse e,  novamente, depois em casa. De manhã, entrei na minha sala do NUREGS bocejando. Abri meus e-mails e vi uma reunião marcada às 17h30. "Ah, essa não! Eu quase caindo de sono, esperançosa de sair logo daqui e ir para minha aconchegante cama e uma reunião é marcada com minha presença sendo indispensável? Oh!" A presença indispensável se devia ao fato de ser do NUREGS e eu como representante/ estagiária deveria comparecer. Com essa responsabilidade pesando, dissimulei estar tudo bem e prossegui com a leitura de outros e-mails.
Fui almoçar em casa, e a reunião na minha cabeça. Conversei com o pessoal, e a reunião martelando. Embarquei no ônibus, e a reunião... Cheguei à universidade já desiludida e... O professor da primeira aula resolveu repaginar o seu método didático. Inovação! Sem querer, acordei. Na segunda aula, também, todos os alunos participaram lendo o texto proposto. Até cheguei a esquecer da reu... nião. É, aí lembrei. Quando terminou a última aula, fui à biblioteca, emprestei um livro, conversei com uns colegas e a reunião estava quase na hora. Até aí eu ainda não tinha percebido que o sono já havia dispersado e o efeito daquela palavra também.
Enfim, cheguei à sala da tal reunião, uma sala cheia de professores mestres e doutores. Aí o sono despediu-se de vez. Conversas sobre eventos, projetos, programas, instituições, livros, alunos, professores são conversas que me fisgam a atenção. Foi enriquecedor, ainda que eu não tenha falado nada. A propósito, nem sempre falar acrescenta alguma coisa. Terminada a reunião, senti-me nova. Embarquei no ônibus pensando naquelas longas conversas atravessadas, entrei em casa fatigada, deitei na cama pensando no meu falho planejamento do dia e adormeci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário